segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Loucuras por Amor

Genesis cap. 29:17-35 e cap. 30:1-10

Jacó amava Raquel e por causa desse amor resolveu servira Labão por sete anos( v.18 ).
Labão resolveu tirar proveito desse amor que Jacó sentia por Raquel e aceitou a proposta dele,

No verso 20 diz que Jacó serviu a Labão por sete anos e estes lhes pareciam como poucos dias, pelo amor que ele sentia por Raquel. Aqui está a prova de amor de verdade, pois nada é pesado quando se ama.

Cumprindo-se os anos, Jacó pediu a Labão que cumprisse com o trato.
Labão fez um banquete. Tudo indica que era noite e que Jacó ao receber sua esposa não viu que não se tratava da mesma pessoa a qual lutou por sete anos ( v. 25 ). A pois Jacó revindicar seus direitos, Labão lhe dá Raquel, em troca Jacó teria q trabalhar mais sete anos, e ele aceitou por amor.

Mas não termina aqui as loucuras por amor.

Por Jacó amar tanto a Raqueel ele despresava a Léia, no que Deus se compadeceu de Léia e a tornou fecunda ( v. 31 ). Raquel porem era estéril .E Léia deu a Jacó filhos.

Raquel ensiumada  cobrou de Jacó que lhe desse filhos. Jacó irou-se com Raquel dizendo: Por acaso estou eu no lugar de Deus...? ( v. 2 cap. 30 ). Mesmo amando a Raquel, irou-se com ela. Veja, Jacó não foi capaz de entender a aflição do seu amor ( Raquel ). Nós seres humanos temos dificuldades de entender os sofrimentos alheios, mesmo que se trate da pessoa a quem amamos, Imagino que tudo isso que Jacó passou o deixava extremamente fragilizado.

Hoje em dia passamos por coisas semelhantes. Somos afligidos por nossos problemas cotidiano. Somos fragilizados  pela consequências do pecado, tanto nosso, como os cometidos por  nossos semelhantes.
Tudo isso nos leva a agir-mos "loucamente", ou seja, a tomar decisões precipitadas, pois não colocamos Deus a frente para resolver por nós, ou não esperamos o tempo de Deus.

É notório que Labão agiu com má fé coisa que não culpa a Jacó, mas pense, quando jacó percebeu o erro, era para ele ter tomado logo uma posição. Em vez disso ele por amor a Raquel, fez a loucura de refazer o trato com Labão. Gerando assim um desconforto para ambas, como resultado houve uma sequencia de erros, pois ao tentar a Jacó , para q ele as amassem, elas também fizeram loucuras.

Observem que um erro puxa outro erro, e assim vai.

O que podemos tirar de lição desta história? É certo que estamos sujeitos a errar sempre, pois vivemos em um mundo de pecados, somos pecadores, e isso só mudará quando formos transformados ( I Corintios 15:52). Isso não quer dizer que devemos nos conformar, mas que devemos buscar a perfeição na medida certa ( Filipesses 3:16 ) " ... revestindo-vos do amor, que é o vinculo da per feição." ( Colos. 3: 14).

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bons Pensamentos

Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão

“Cristo em vos, a esperança da glória”. O homem precisa de pensamentos positivos, de esperança para manter a estrutura psicológica em equilíbrio. Cristo é a esperança personificada, é o Homem perfeito que precisa ser formado em cada um de nós. É a esperança da glória que infunde pensamentos positivos. É o Super-Ego que traz em Si o poder para erguer, transformar e dar equilíbrio ao nosso Ego arrasado pelos enganos e pela opressão de Satanás.

Cristo Jesus é o Super-Ego para uma sociedade desestruturada pelo pecado. Tal como é o Super-Ego para uma comunidade perfeita e sem pecado, assim constitui-se o único Super-Ego seguro para a comunidade que foi envolta pela opressão do pecado. 

Paulo fala de sua experiência com Cristo e a transformação de seus pensamentos: “Com Cristo eu sou um crucificado, vivo, mas não sou mais eu, é Cristo que vive em mim.” – Gl 2:19 e 20 – Tradução Ecumênica da Bíblia.

Para os humanistas, este tipo de vida, de pensar, significa perder a individualidade, a personalidade. Como pode alguém sentir-se realizado e feliz sendo controlado por outra pessoa? Realmente parece um paradoxo. Mas quando compreendemos que aceitar a Cristo como o Senhor de nossa vida, é a libertação da escravidão imposta por Satanás e a obtenção da verdadeira liberdade no relacionamento de amor com Cristo, significa não a perda da personalidade, mas sim, a obtenção de uma personalidade equilibrada e feliz.


Paulo faz duas declarações: “Cristo em vós”, e “Se alguém está em Cristo”. Cristo em nós e nós em Cristo, este é o verdadeiro e grande segredo para obter e desenvolver o equilíbrio mental de pensar.
Pense: “Aqueles que estão decididos a tornar sua a vontade de Deus, devem servir e agradar a Deus em tudo. Então o caráter será harmonioso e equilibrado, coerente, alegre e genuíno”. - Meditação Matinal, 2002, pág. 64.

Desafio: Paulo expressa esta mudança nas seguintes palavras: ”Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova”. – 2Co 5:17 – Tradução Ecumênica da Bíblia.

Esperança contra a depressão

ALÍVIO DA DEPRESSÃO - Comentário por Pr. Albino Marks

Como podemos ter a certeza de que obteremos a cura de nossas mazelas emocionais e desfrutar saúde mental?

Davi compreendeu que vários fatores conspiravam contra a sua saúde mental. 1. Introspecção – Ficar calado e condoendo-se por si mesmo. 2. Angústia interior – Remoendo os seus problemas. 3. Esquecer que a vida é muito breve. 4. Correr atrás de riquezas com ansiedade. 5. Esquecer que Deus é a única esperança e segurança.
É preciso reconhecer que nosso sofrimento é resultado do pecado. Muitos querem negar esta verdade, dizendo que têm vivido corretamente, no entanto, esquecendo que já trazemos o vírus do pecado por herança. Davi, no seu clamor a Deus, reconhece não somente seus próprios pecados, mas também o pecado que trazia como herança da raça pecadora. ”Eu nasci em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe“. - Sl 51:5 – Almeida Revista e Atualizada

Enquanto estamos neste mundo precisamos crer que Deus por meio de Cristo Jesus e do Espírito Santo quer mudar nossa condição através da mudança mental.

Davi, dominado pela angústia em conseqüência de seu pecado, suplicou a Deus: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável... Restitui-me a alegria da tua salvação”. - Sl 51:10 e 12 – Almeida Revista e Atualizada. 
Davi reconheceu a necessidade de duas mudanças básicas: Mudança na sua maneira de pensar, alimentando pensamentos puros. E mudança em suas alegrias, trocando o transitório pelo eterno.
Pense: “Farei orações pela manhã, ao meio-dia e à noitinha; contarei a Deus os meus problemas e Ele me ouvirá”. – Sl 55:17 – Bíblia viva.

Desafio: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. – Mt 11:28 – Nova Versão Internacional.